Um fórum para democratizar a mídia


Acontece neste final de semana na Universidade Federal do Rio de Janeiro o 1º Fórum de Mídia Livre. A iniciativa, que congrega inúmeros setores sociais, desde jornalistas, entidades do movimento social, blogueiros, sites da Internet, está inserida dentro da crescente demanda por mais espaços e pluralidade de conteúdo na mídia nacional.

Levantamento dos organizadores estima que cerca de 900 pessoas se inscreveram para participar da atividade, o que mostra a oportunidade do evento e a urgência em se realizar debates acerca de uma questão tão relevante para a sociedade, que majoritariamente vive sob o cerco de uns poucos grupos de comunicação, que impõem quase que livremente uma ditadura midiática sobre o conteúdo que circula em rádios, TV´s, jornais e revistas.

A compreensão de que é preciso enfrentar com medidas políticas, legislativas, jurídicas e econômicas a concentração e o abuso do poder dos grandes meios de comunicação exige articulação e ação imediata da sociedade. Historicamente vinculado a interesses econômicos privados, esses grandes grupos têm aprofundado a sua falta de compromisso com o jornalismo e com a sociedade e aumentado seu tom golpista e ditatorial.

Daí a urgência da construção de uma agenda em com propostas concretas para a democratização da comunicação no Brasil. O Fórum, que se realiza, se estrutura com esse intuito, em torno de eixos temáticos que expressam essa agenda, como a questão da descentralização das verbas de publicidade pública, o fortalecimento das mídias livres, portais, revistas, jornais e emissoras que se propõem a ter, dentre do atual contexto, uma postura mais livre, diversa e plural.

O evento que se realiza tem, sem dúvida, uma importância elevada nessa luta, contudo, a articulação dos movimentos e setores em torno dessa pauta não pode esfriar após o encontro do Rio. Seria fundamental que a iniciativa se espalhasse pelo Brasil, com a realização de Fóruns Estaduais. Trabalhar intensamente com as propostas aprovadas apresentando-as governos e parlamentares para angariar poiadores de maneira a multiplicar o movimento, dotando-o de iniciativas que possam resultar, efetivamente, em ações legislativas para fortalecer a mídia livre.

O Vermelho é entusiasta dessa luta e participará ativamente das mobilizações para que a sociedade brasileira tenha uma mídia livre.

Fonte: Vermelho.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

Auroras

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios