O fundamentalismo de um santo homem*



Conheci Frei Luiz, hoje Dom Cappio, no interior da Bahia. Ainda jovem, seus sermões a todos encantavam. As missas lotavam a Igreja Matriz de Barreiras, no interior da Bahia. Sabedoria pura, inocente, viajava de uma cidade para outra a pé, recusando caronas.

Aos 17 anos, após encontro que eu e minha então namorada mantivemos com ele, na Casa paroquial, Frei Luiz valeu-se de uma comparação ímpar. Cecília perguntou-lhe como poderia fazer para controlar a ansiedade e inquietação. Ela estava em delicado momento de sua vida. Em seguida, Cappio acariciou-lhe os cabelos loiros e disse que a lava de um vulcão, após a erupção, derrama-se por todas as direções, sem controle, num movimento abrupto, vigoroso. "Nossas emoções", ensinou ele, "o movimento interno de cada um de nós, é semelhante à lava que, velozmente, atinge a toda forma de vida próxima, descontroladamente; devemos aprender a aquietar nossa alma, pela oração e pela reflexão". Por fim, o bom frei sorriu e orou, em silêncio, olhos fechados, rogando, certamento, por que Cecília se aquietasse.

Mas agora, valendo-se novamente de uma greve de fome, penso que Dom Cappio não adotou a melhor trincheira para lutar contra o projeto de transposição das caudalosas águas do Rio São Franciso, que acredita não ser bom para o Nordeste. Trata-se de uma postura fundamentalista. E se é pecado atentar contra a vida, como ensina a Igreja, a atitude do bispo vai de encontro à própria institução. Ele afirma que manterá o jejum "até o fim" e condiciona a suspensão do protesto à saída do Exército do canteiro de obras e ao arquivamento do projeto de transposição.

O governo que toque a obra, como já decidido, e que Deus toque o coração do bispo da Diocese de Barra, pois a vida é o bem mais precioso deste mundo.

Foto extraída do Blog do Noblat.

Atualizado agora: Como amplamente divulgado, o bispo suspendeu o jejum alimentar ontem, involuntariamente, em conseqüência de desmaio, após ser noticiado da autorização dada pelo STF para continuidade das obras de transposição do rio São Francisco.

* republicado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios

Auroras