Um deputado distrital que honra o mandato


Na primeira tentativa, em 1998, foram pouco mais de quatro mil votos. Na eleição seguinte, dez mil. Na última, ele conseguiu 25.800 votos. José Antônio Reguffe (PDT), 34 anos, é deputado distrital.

“Foi uma emoção muito grande. Eu podia até imaginar que seria bem votado. Mas, jamais poderia imaginar que pudesse reunir mais 25 mil votos e que ficasse entre os três mais votados”, confessou o deputado distrital, à época da eleição.

Jornalista e economista, agora Reguffe investe na política. A principal meta? Nas palavras dele, moralizar a Câmara Legislativa (como é chamada a Assembléia Legislativa no Distrito Federal): “Alguém consegue explicar por que um deputado distrital tem uma verba de gabinete de R$ 92.100 por mês? Para contratar funcionários não concursados? Isso é estatização de cabo eleitoral!”, critica o deputado.

E nessa “faxina moral” o parlamentar luta por projetos polêmicos: “Fim dos salários extras para deputados, para que todo deputado receba 13 salários como qualquer trabalhador. Vou apresentar um projeto para reduzir a verba de gabinete dos deputados distritais em 20%. E ainda a redução da verba indenizatória. Não tem cabimento distrital poder abrir escritório político nas satélites com dinheiro do contribuinte”, afirmou, também, ao DFTV, da Rede Globo.
O deputado também pretende criar uma disciplina agregada nas escolas para ensinar cidadania. “Eu quero ensinar para as crianças a importância de pedir uma nota fiscal, a importância de conhecer a Constituição, por exemplo. Uma população que não conhece os seus direitos não tem como exigi-los!”, ressaltou Reguffe.

Para o editor de Quase hai, Reguffe enviou a seguinte mensagem, em resposta a e-mail que lhe enviei:

"Lafaiete,

Não te conheço pessoalmente, mas tenho profundo respeito por você. Já há tempos, leio suas cartas para os jornais. Não concordo com tudo, mas te diria que 90% do que você escreve tem a minha total concordância e apoio. Se todos os cidadãos deste país tivessem a preocupação que você tem de questionar, reclamar e sugerir, este seria um país diferente. Cidadania não é só votar. Parabéns mesmo! Você está fazendo a sua parte.

Com relação ao ex-governador, em um país sério ele não estaria andando por aí. Sabe Lafaiete, estou muito decepcionado e triste com tudo. Lutei muito para chegar aqui e tem umas figuras que não poderiam ser deputados. Mas vou cumprir meu mandato até o final e também fazer a minha parte.

Um abraço forte, com enorme respeito,

Reguffe"

Respondi:

Prezado Deputado Reguffe,

Obrigado pelas referências elogiosas.
Nós, cá, é que estamos honrados e orgulhosos de tê-lo como Deputado Distrital.
Não votei no sr., mas acompanho seu trabalho, sempre, e acho que o sr. honra o mandato que eleitores conscientes lhe outorgaram.
Mas quanto a sua decepção, penso que não deve desistir, não mesmo.
Continue firme! Os distritais, a maioria eleitos com absurdo abuso de poder econômico, estão aí para cuidar (como eu disse certa vez) de todos os interesses possíveis (diga-se, os interesses privados deles), inclusive o público (este seria um interesse residual, digamos assim).
Torço pelo sr., Deputado.
Vamos ver o que as instituições da República farão quanto ex-governador, hoje desprovido de imunidade processual relativa e sem foro privilegiado.

Abs.

Lafaiete Luiz."

Comentários

Muito bom este seu espaço, fiquei viajando nos posts, parabens. Vamos juntos. Estarei indicando nas minhas páginas, aguarde.
Abração
www.luizalbertomachado.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios

Auroras