Luto! EntreLivros fora de circulação a partir de janeiro


Passei em diversas bancas. E nada. Livrarias. Nadica. O que houve com a melhor revista literária brasileira não acadêmica? Acessei hoje o site de EntreLivros e nenhuma nota lá foi postada. Notícias via Google dão conta da trágica notícia: a revista saiu de circulação, a partir de janeiro. Luto. Uma tristeza. Tanta porcaria vende tanto nas bancas! Uma lástima.

Seguem as notas fúnebres.

Que dobrem os sinos!

Termina a revista "Entrelivros"

Nos próximos dias, chega às bancas o último número da revista "Entrelivros", que, lançada em 2005, teve 32 edições mensais, em que discutiu a obra de novos autores e clássicos como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Kafka, Thomas Mann, Clarice Lispector e muitos outros. Editada pela Dueto - que conta com participação societária da Ediouro e da Segmento -, a revista tinha tiragem mensal de 10 mil a 15 mil exemplares, mas, nos últimos meses, seguindo a tendência de retração do setor de revistas, disse sua editora, Josélia Aguiar, chegou abaixo dos 10 mil e não estava mais se mostrando viável do ponto de vista econômico. Serão mantidas, apenas, as séries especiais, como a Biblioteca Entrelivros - que quatro vezes por ano elege um tema cultural ou literário para ser aprofundado -, e a Cadernos Entrelivros, que este ano teve edições especiais sobre a cena literária de países como França, EUA e Rússia.

O último número da "Entrelivros" tem na capa Mario Quintana, poeta escolhido a partir de uma pesquisa entre internautas, que o indicaram como seu preferido.
- Os leitores gostavam muito de clássicos - conta Josélia, para quem os editores brasileiros não têm o hábito de anunciar seus lançamentos.

Sem a "Entrelivros", o mercado editorial brasileiro fica carente de uma revista de grande circulação com perfil eminentemente literário, voltada para o mundo dos livros. Embora haja muitas revistas literárias no Brasil, em geral elas têm perfil acadêmico ou são espaço para a divulgação da literatura em si, ou seja, publicam contos, poemas ou fragmentos de romances. A revista "Cult", que continua a existir com o apoio da Lei Rouanet, não tem circulação tão abrangente quanto a "Entrelivros". No fim do ano passado, a Dueto também tinha posto fim à sua revista de História do Brasil. (Blogue Prosa Online)

"A revista literária "Entrelivros", publicada pela editora Duetto, será extinta a partir de janeiro. Com um histórico que contempla Milton Hatoum e Umberto Eco como colunistas e 32 edições depois de seu início, em 2005, a falta de anunciantes e as mudanças no mercado de revistas foram catalisadoras do fim do periódico. Ainda assim, as publicações especiais "Caderno EntreLivros" e "Biblioteca EntreLivros", de periodicidade ainda não determinadas, continuarão a circular." (Notícia no site da Câmara Brasileira do Livro.)

Globo Online - 07/12/2007 - por Rachel Bertol . Daysi Bregantini também considera "alarmante" o fim da revista "Entrelivros". Ela ligou esta tarde para a redação do Globo para avisar que não trabalha com a Lei Rouanet, diferentemente do que foi dito no post publicado no blog Prosa On Line no dia 03/12, sobre o fim da "Entrelivros". Segundo Daysi, a tiragem da "Cult", que ela comprou há seis anos da Lemos Editorial, é de 25 mil, com 30% desse total vendidos para o mercado paulista. O restante vai sobretudo para o sul do país (a vendagem lá "é uma loucura", diz). No Rio, admite Daysi, a revista de fato não tem muita circulação. "A vendagem no Rio sempre foi um fracasso. Eu pessoalmente acho que é um mercado muito difícil", conto Daysi para o Prosa Online. (Notícia postada no site Cronópios.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios

Auroras