Antonio Lobo Antunes


Primeira página do novo livro de Antonio Lobo Antunes Ontem Não te Vi em Babilônia:


"Chegava sempre antes da sineta quando ia buscar a minha fi lha e
tirando a madrinha da aluna cega a cochichar cumprimentos em
tom de desculpa sem que eu a entendesse
(de tão exagerada na infelicidade dava vontade de gritar
— Afaste-se de mim não me aborreça)
não havia ninguém ao portão de modo que o recreio
vazio excepto uma árvore de que nunca soube o nome com as
folhas demasiado pequenas para o tronco e se calhar composta
de várias árvores diferentes
(as mãos do meu pai minúsculas no fi m de braços enormes,
se calhar composto de vários homens diferentes)
o escorrega a que faltavam tábuas com o letreiro Não
Usar e a porta e as janelas trancadas, derivado à impressão que
ninguém lá dentro compreendi a madrinha da aluna cega, disselhe
sem palavras
— Não é exagerada perdão
e como deixei de ter fi lha cessei de respirar, não só a
porta e as janelas trancadas, compartimentos desertos, poeira,
o edifício da escola afi nal abandonado e velho, a madrinha da
aluna cega aproximou-se carregando cheiros antigos e nisto que
alívio a sineta
(— Pieguice minha és exagerada sim)
a sacudir as folhas da árvore
(ou os braços do meu pai)
os dedos cessaram de atormentar o fecho da mala e
o coração diminuiu nas costelas, os pulmões graças a Deus
respiram, estou aqui, quantas vezes ao acordar me surpreendia
que os móveis fossem os mesmos da véspera e recebia-os
com desconfi ança, não acreditava neles, por ter dormido era
outra e no entanto os móveis obrigavam-me às recordações de
um corpo a que não queria voltar, que desilusão esta camilha,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios

Auroras