Roda Viva: Alberto Carlos Almeida, sociólogo


06/10/2008 - Ao vivo às 22h10
O resultado das eleições é um conjunto de vários fatores, que passam pelo perfil do candidato, obrigatoriedade do voto, campanha eleitoral, propaganda, marketing político e pesquisas de opinião, entre outros temas.

A corrupção é apontada como a principal responsável pelo desinteresse de parcela da população nas questões políticas. A maioria dos eleitores esquece em quem votou e, por isso, não consegue fiscalizar ou sequer acompanhar o trabalho de seu representante.

Em seu último livro, lançado esse ano, "A Cabeça do Eleitor", Alberto Carlos Almeida analisa a estratégia de campanha, pesquisa e vitória eleitoral e chega à conclusão que a cabeça do eleitor funciona de maneira lógica. Segundo ele, para um candidato obter sucesso, precisa ter um governo com avaliação de pelo menos 60% de "ótimo" e "bom", assumir claramente uma postura de governo ou oposição, ser identificado como administrador ou ter um perfil mais voltado ao social, ser lembrado pelo eleitor, ter um currículo de realizações, capacidade de resolver problemas e ser um candidato com potencial para crescimento.

Alberto Carlos Almeida afirma também que apoio político não funciona, já que, segundo o estudo, popularidade e simpatia não se transferem.

O sociólogo Alberto Carlos Almeida é professor de ciência política da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal Fluminense. Ele é especialista em análise de dados e pesquisas de opinião e de mercado.


Entrevistadores: Ivan Marsiglia, editor do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo; Maria do Socorro Sousa Braga, cientista política e professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos; Ricardo Amaral, colunista da revista Época; César Felício, repórter de política do jornal Valor Econômico.
Cobertura do Roda Viva na Internet com usuários do comunicador Twitter no estúdio: Daniela Silva, jornalista (http://twitter.com/danielabsilva); Sérgio Amadeu, sociólogo e professor universitário (http://twitter.com/samadeu); Carlos Seabra, diretor de tecnologia do Ipso (http://twitter.com/cseabra).
Fotógrafo convidado: Stefan Lambauer
Perguntas dos telespectadores: Carmen Amorim


Apresentação: Lillian Witte Fibe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios

Auroras