Caetano Veloso e a fase anal incompleta*


do blog do Dr. Julius Sodenberg

O leitor Roberto Vinhas escreve-me pedindo que explique o comportamento do cantor Caetano Veloso. Esse leitor estava especialmente indignado com as declarações do cantor, chamando o presidente Lula de “analfabeto”, “cafona” e “grosseiro”.

Pesquisei um pouco a vida do cantor para poder responder. Para os mais jovens, que não conhecem bem o artista, ou já o conheceram em sua fase decadente, vale lembrar que ele se notabilizou pelo uso de frases de efeito que, a despeito de agredir pessoas ou grupos, chamavam para si a atenção da mídia, dando-lhe mais visibilidade. Muitos de seus críticos destacam que não é incomum que o artista solte uma de suas declarações bombásticas antes de lançar um novo trabalho. Mas, pelo que pude pesquisar, não se trata somente de um gesto calculado (ainda que este provavelmente exista). O comportamento de Caetano V. tem origens mais complexas, vindas de seu Inconsciente. Poderia dizer que ele vive o que costumo chamar de “Fase Anal Incompleta”.

Em psicanálise, a chamada fase anal é uma das fases do desenvolvimento infantil. Ocorrendo logo apos a fase oral, caracteriza-se pelo desenvolvimento do senso de ego e de poder, através do aumento da movimentação no ambiente. Ao contrário do que o senso comum pensa, a denominação dessa fase deve-se ao fato de que nesse momento a criança passa a ter progressivo controle dos esfíncteres anal e uretral. É o momento em que o bebê aos poucos abandona as fraldas. Leia mais aqui.

*Nota de Quase hai: Admiro a inventividade de Caetano Veloso. Mas com essa declaração sobre o presidente Lula o baiano exagera e erra feio. Lula é o presidente mais ovacionado, desde Vargas. Se a mídia daqui é criminosa e omite as políticas públicas em curso, a estrangeira rende elogios quase que diários ao presidente brasileiro.

Comentários

José Carlos Vaz disse…
VEja como Caetano Veloso aplaudiu entusiasmado o encontro entre Serra e José Agripino. http://wp.me/py9tu-54

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

Auroras

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios