Montesinos: herói latino-americano aos dez anos de idade!




O hondurenho Oscar David Montesinos, que aparece no You Tube acima, tem apenas 10 anos de idade, mas já é um herói da América Latina. A coragem e a veemência com que denuncia o golpe militar e clama pela volta de seu país à democracia, enquanto a OEA e outros países sob a influência dos EUA parecem fazer corpo mole, emociona muita gente no continente.

Para vê-lo, clique a imagem do You Tube. Montesinos nesse vídeo de pouco mais de dois minutos, foi visto em 15 dias (até o momento em que escrevo) por 10.441 pessoas. Ele fala sem ler, com o coração. É um orador apaixonado – e convincente. Converteu-se num símbolo da resistência ao golpe que há dois meses derrubou o presidente legítimo, Manuel Zelaya, eleito pelo voto popular.

Certamente os hondurenhos e os latino-americanos em geral não esperavam que o presidente Barack Obama tolerasse por tanto tempo, sem nenhuma palavra mais vigorosa, sem nenhuma ação mais concreta e conseqüente, a permanência dos golpistas no poder. Em compensação, sabemos também que sua secretária de Estado, Hillary Clinton, demonstra pouco apreço pela América Latina em geral e pelo presidente constitucional hondurenho em particular.

O Plan Colômbia, ao contrário do que alguns pensam, não foi criado no governo Bush e sim no do antecessor Bill Clinton, marido da secretária de Estado. E Álvaro Uribe, o presidente colombiano que tentará eleger-se pela terceira vez e se propõe tornar-se, com a ajuda militar americana de US$1 bilhão por mês, uma espécie de Ariel Sharon – e Israel – da América do Sul, também teve o apoio de Clinton antes de receber o de Bush.

O menino Montesinos fez seu discurso numa concentração que reuniu milhares de pessoas na capital hondurenha, Tegucigalpa. O carisma e a capacidade oratória são surpreendentes. Seu alvo principal é o usurpador Roberto Micheletti, principal beneficiário do golpe, também chamado de “Goriletti”. “Que te vás, que te vás, Goriletti”, diz Montesinos.

Do blog de Argemiro Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a madrugada produz incêndios!

Auroras

FUNDAMENTAL: Chomsky debulha a manipulação dos meios